terça-feira, 14 de março de 2017

DADOS HISTÓRICOS

DADOS HISTÓRICOS E ESTATÍSTICOS   
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

MIRANTE DO PARANAPANEMA-SP 

Chega em 1918, Labieno da Costa Machado, nas proximidades do distrito, chegou afirmando para todos que as terras pertenciam a seus pais. Procurou estabelecer colonização das terras da "Fazenda Vale do Paranapanema", da qual afirmava ter herdado de seu pai, José da Costa Machado de Sousa, afirmava ter escritura pública da área lavrada em 15 de maio de 1887.
Em 1921, teve início a chegada dos primeiros imigrantes europeus também nas proximidades de Costa Machado. Chegavam com suas famílias principalmente espanhóis e italianos, também vieram húngarosromenostchecoslituanoslibanesesportugueses e alemães. Esse primeiro processo migratório se estendeu até o início da década de 30.
O primeiro comprador de terras foi Robert Boshammer, no ano de 1921, no bairro "Colônia Branca".
Em 1938 chegam a Costa Machado os imigrantes nordestinos e japoneses, irmãos Takeo e Iraku Okubo, personagens de extraordinária importância na fundação e emancipação deste município.
Em meados de 1946, os irmãos japoneses Iraku e Takeo Okubo, resolveram lotear parte dos 250 alqueires de terras que haviam adquirido, exatamente onde hoje se localiza o município de Mirante do Paranapanema. Uma área de 40 alqueires foi loteada e logo se transformou num Patrimônio. O primeiro comprador de um lote de terra foi Manuel Rodrigues.O progresso do município que ia se formando era tão grande que assustava, principalmente os jornalistas japoneses, que por ser o município fundado por seus patrícios, despertava um grande interesse. Um deles chega a escrever que o município, aos domingos parecia um "formigueiro", em função do grande número de pessoas transitando pelas ruas de terra. Na rua Alberto Shiguero Tanabe, quase não podiam passar carros, em função de tanta gente e animais. Em 1949 surge a sede provisória da Colônia Japonesa e em 1952 se constrói a definitiva. Segundo os jornais japoneses, em 1947 custavam dois contos cruzeiros um alqueire de terra no sítio e dois mil cruzeiros um lote no município, em 1953, um lote no município já estava custando cinquenta mil cruzeiros.
Em 1951/52 foi, nesse período, os anos que apresentaram o maior progresso do bairro, muita lavoura e o comércio aberto direto, sábado e domingo.
Em 1953 o movimento da Estrada de Ferro Sorocabana na estação de Santo Anastácio, só perdeu para Avaré, quase tudo do Bairro Palmital. Naquele ano, das 70 mil sacas de semente de algodão plantadas em todo o município de Santo Anastácio, 50 mil foram no Bairro Palmital. Foram plantados naquele ano cerca de 12.000 ha de algodão no Município, cerca de 70% no Bairro Palmital.[carece de fontes]
Esse período se estende até 1953 quando ocorre a emancipação. O grande marco desse período foi a chegada do contingente de migrantes nordestinos, povo que tanto contribuiu e marcou a história deste Município..
Segundo o "Jornal de São Paulo" de 30 de maio de 1953, destinado aos imigrantes japoneses, em 1953 existiam 5 mil famílias no bairro Palmital das quais 110 eram de imigrantes japoneses. A Algodoeira Mirante do Paranapanema Ltda., começou a beneficiar algodão em 25 de maio de 1953, neste ano beneficiou 300 mil arrobas. Em 1953 foi criado o Kaikan; a Estrada de Ferro Sorocabana abriu um depósito para algodão para embarque em Santo Anastácio.[carece de fontes]
Cuiabá Paulista e Costa Machado são distritos pertencentes ao município, sendo o último mais populoso.
Possui uma área de 1.237,847 km².

Demografia[editar | editar código-fonte]

Dados do Censo - 2000
  • Urbana: 9.833
  • Rural: 6.380
  • Homens: 8.272
  • Mulheres: 7.941
Densidade demográfica (hab./km²): 13,10
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 20,95
Expectativa de vida (anos): 68,71
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,29
  • IDH-M Renda: 0,653
  • IDH-M Longevidade: 0,729
  • IDH-M Educação: 0,824
(Fonte: IPEADATA)

Cuiabá Paulista[editar | editar código-fonte]

Cuiabá Paulista fica a aproximadamente 630km da capital paulista, situada no extremo oeste do estado de São Paulo pertencente a Prefeitura de Mirante do Paranapanema, como área distrital.
A população estimada é de 3 mil habitantes, segundo o censo 2004.
A atividade é baseada na agricultura (feijãoalgodãomilhocana de açúcar) e pecuária.
A intenção inicial do Sr. Kosuke Endo, quando comprou a FAZENDA CUIABÁ e implementou a sua colonização. era formar uma cidade com o nome ARACAÚNA, mas depois acabou conservando o nome CUIABÁ para o Patrimônio, acrescentado apenas "PAULISTA", segundo ele, para diferenciar de Cuiabá – MT.
O Distrito de Cuiabá Paulista, que tem como seu fundador o Sr. Kosuke Endo, foi criado pela Lei nº 2456 de 30/12/1953 no Município de Mirante do Paranapanema e Comarca de Santo Anastácio.
Apesar de ser um local que não tem o alcance de muitas tecnologias o Distrito de Cuiabá Paulista com o interesse de alguns cidadãos pode alcançar um meio de comunicação importante, uma Rádio Comunitária. O projeto tem sido alvo de muitas criticas devido a morosidade para realiza-lo. Todavia é visível que o Brasil é um país da Burocracia sendo o setor de comunicação um dos mais demorados e delongados para liberar uma concessão ou autorização.
A Associação Comunitária de Comunicação Inovação FM foi criada no ano de 2010, fundada pelo então presidente Elias Gonçalves da Rocha, Radialista e Jornalista. Já são quase 05 anos de espera por uma liberação no Ministério das Comunicações. A comunidade tem acreditado no projeto inicialmente, dando apoio em eventos beneficentes em prol a esta causa de grande relevância social e cultural para a comunidade de Cuiabá Paulista e assentamentos rurais vizinhos arredores.

Costa Machado[editar | editar código-fonte]

Costa Machado foi fundado em 1918 pelo Dr. Labieno da Costa Machado, um dos pioneiros da civilização na vasta e fértil região denominada "Vale do Paranapanema". Continuou a obra de seu genitor Dr. José da Costa Machado, que por doação legou essas terras a seu filho.
Em 1946 assumiu a gerencia dos negócios do Dr. Labieno o Dr. Francisco Eumene Machado fundando a sede do atual distrito, que teve sua criação em 1948 através da LEI 233, de 24 de dezembro de 1948, publicado no DOE em 01 de setembro de 1949. A sua solene instalação ocorreu somente em 1952, quando ainda essas terras integravam o município de Santo Anastácio.
O berço de Mirante do Paranapanema foi Costa Machado. O plebiscito para a emancipação do município, foi feito em seu nome, isso porque Costa Machado já era Distrito. Com a decisão da consulta popular, que optou pela emancipação, o grupo de políticos de Mirante de Paranapanema, acabou trazendo a sede do município para este Patrimônio.
Costa Machado foi, desde a década de 1920, foi bastante influenciado pelas colônias estrangeiras, principalmente pelos alemães. Até meados da década de 1940, Costa Machado era apenas uma colônia, de alemães, principalmente, que moraram em pequenas propriedades. O povoado somente começou a formar-se a partir de meados desta década. Ainda na colônia branca foi criada a primeira escola em 1934, na verdade uma escola rural.
O Distrito foi perdendo a sua importância em função do grande e rápido desenvolvimento do Bairro Palmital, através dos irmãos Okubo pelas matas ainda não derrubas pela ocasião do grande fluxo migratório de nordestinos. Como a terra nova produzia em abundancia, principalmente a cultura daquele momento, o algodão, era natural que o progresso aconteceria nas proximidades onde é hoje a cidade de Mirante do Paranapanema.
Em 1996 a população do Distrito de Costa Machado estava assim distribuída: 1384 habitantes na zona urbana e 917 na zona rural.

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

Mirante do Paranapanema abriga em seu território um dos principais rios do estado de São Paulo, o rio Paranapanema que é um divisor natural dos territórios dos Estados de São Paulo e Paraná. O município ainda é banhado pelos rios Pirapozinho, Costa Machado, Engano, Nhancá e Cuiabá. Além disso o município conta com um grande número de córregos em sua área territorial.

Rodovias[editar | editar código-fonte]

  • SP-272- Rodovia Olímpio Ferreira da Silva
  • SP-563- Rodovia General Euclides de Oliveira Figueiredo

Governo e Política[editar | editar código-fonte]

Poder Executivo
poder executivo do município de Mirante do Paranapanema é representado pelo prefeito, auxiliado pelo seu gabinete de secretários, em conformidade ao modelo proposto pela Constituição Federal. O primeiro prefeito eleito do município foi José Quirino Cavalcante em 1954 e o atual é Átila Ramiro Menezes Dourado (PRP), eleito no primeiro turno das eleições municipais de 2016, com 51,48% dos votos válidos, tendo como vice-prefeita Maria Lúcia de Albuquerque de Góes (PMDB).[7]

Poder Legislativo
Câmara Municipal de Mirante do Paranapanema é composta por nove vereadores, eleitos para mandatos de quatro anos. Na atual legislatura, iniciada em 2017 e com encerramento no final do ano de 2020 exercem mandato os seguintes parlamentares:
  • Ângela Tereza Teixeira de Souza (PMDB)
  • Aparecido de Souza Santana (PSD)
  • Climério Costa Lima (PSDB)
  • Danilo Diego Alves da Silva (PHS)
  • Fábio Alexandre Barbosa Santos (PTB)
  • Edmilson Moura de Aquino (DEM)
  • Sérgio Antônio de Assis (PSD)
  • Ramiro Ferreira Dourado Júnior (PSDB)
  • Vínicius dos Santos Donato (PMDB)[8]

Prefeitos[editar | editar código-fonte]

Nomeinício do mandatofim do mandato
1José Quirino Cavalcante19551958
2João Augusto de Almeida19591962
3Francisco Farias19631966
4José Marcolino Sobrinho19671970
5Justino de Souza Trindade19701973
6Francisco Cândido Marcolino19731977
7João Augusto de Almeida19771983
8Cecílio Manoel de Lira19831988
9João Augusto de Almeida19891992
10Núbio Pinto de Medeiros19931996
11João Tadeu Saab19971999 (O Prefeito João Tadeu Saab foi cassado em 10 de maio de 1999)
12Celso de Sá19992000 (O Vice-Prefeito Celso de Sá assume a Prefeitura em 11 de maio de 1999)
13Carlos Siqueira Ribeiro (Kalu)20012004
14Eduardo Quesada Piazzalunga20052012
15Carlos Alberto Vieira (Carlinhos)20132016
16Átila Ramiro Menezes Dourado20172020

Nenhum comentário:

Postar um comentário